terça-feira, 2 de outubro de 2018

A devocao do Elvis pelo Karate

A devoção do Elvis pelo karate.

Elvis Presley não só foi o maior cantor de rock and roll da história. Por algo até o dia de hoje é conhecido como o "Rei". a sua versatilidade como artista também lhe valeu o cartaz de dançarino e ator, devido ao grande desplante que tinha no palco e em frente às câmeras.

E se bem que a vida e obra do gênio musical nascido no mississipi é amplamente conhecida, pois é um dos mais populares artistas do século XX, há uma faceta sua um tanto desconhecida e que também abrangeu grande parte do seu tempo, por causa da Paixão que lhe dedicou: as artes marciais.

Desde os inícios de sua carreira, a personalidade de Elvis Presley foi muito conflituosa, sendo os primeiros tumultos que se lhe conhecem os que segurava contra maridos e namorados ciumentos por seus constantes namoricos com mulheres, mas sempre sob disputas e bravado de rua.

Recém em 1958 quando o cantor foi recrutado mediaticamente pelo exército dos Estados Unidos e destinado na Alemanha que teve a sua primeira aproximação com o karate. Foi nessa época que conheceu mestre do estilo shotokan, o alemão chamado Jürgen Seydel, quem ensinava ao Elvis as primeiras lições de karatê em sua moradia fora da base de nauheim.

Era tanta a devoção do Elvis pelas artes marciais que quando contava com férias durante o seu serviço militar ia para Paris tomar aulas privadas com tetsugio murakami, um dos melhores mestres de Karate Shotokan do Japão, além de passar horas treinando com rex mansfield. , mais um soldado como ele que tinha sido destinado também à Alemanha.

Dentro dos progressos do Elvis na disciplina marcial, em 1960 e no meio de uma exibição no wilshire hotel de Beverly Hills, conheceu o pai de kenpō americano, o famoso Ed Parker. Foi ele que apresentou ao Elvis o instrutor chamado Hank Slomanskipara, quem o promoveu a faixa preta de karatê no dia 21 de julho de 1969.

Em 1970 novamente Parker apresentou a mais um artista marcial muito popular nessa época, o famoso mestre kang rhee de Memphis, com quem treinar desde 1970 até 1974. Tanta foi a sua devoção e profissionalismo por cultivar o seu conhecimento que em 1973 Foi-lhe concedido o cinturão preto sétimo Dan.

Tal conhecimento e manejo das disciplina marcial explica também as coreografias que eu costumava usar no palco emulando golpes de karatê toda vez que abriu ou fechava um concerto ou como quando tinha que rolar sequências de risco ou brigas em seus filmes e sempre saía uma.

Graças a esse interesse e ao seu milionárias ganhos, "The King" Financiou o instituto de karatê do tennessee e custando as despesas da turnê europeia da equipe de karatê dos Estados Unidos. Até teve em suas mãos um roteiro para realizar um filme onde interpretaria um agente da cia especialista em artes marciais, ainda que o filme "Billy easter" nunca chegou a porto.

De igual forma sim existem registros de Elvis praticando karatê, como a gravação do seu projeto "The New Gladiators", que descrevia os concorrentes de karatê e seu treino. Elvis de um adiantamento dele com um pequeno documentário onde se pode vê-lo treinando e fazendo exercícios de chi.

Fonte: Guioteca.Com
Tradução (humana) e adaptação:
Carlos R. Ares & Claudia Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário